Projeto de Vida: Qual é o seu?

Oi pessoal, tudo bem?

Todos nós temos sonhos, sempre estamos desejando atingir objetivos, alguns deles consideramos quase inalcançáveis. Mas como conseguir realizar os nossos sonhos? Um caminho é planejamento por meio de um projeto de vida.

Por muitos anos eu não sabia muito bem quem eu era, o que eu queria, ou o que vim fazer nesse mundo. Talvez você já tenha pensado algo parecido, ou esteja pensando sobre isso agora. Se você não sabe o que quer nem onde quer chegar, como pode saber qual caminho seguir, quais decisões tomar? É muito importante tirar um tempo para refletir sobre a seguinte questão: “O que eu mais quero na vida?” E quando for responder não adianta dar respostas vagas, como “Quero ser feliz”. Ser feliz todo mundo quer, e tem significados diferentes para pessoas diferentes, tem que ser mais específico. Por exemplo: “Meu sonho é viajar o mundo inteiro.” “Gostaria de falar vários idiomas.” “Sempre quis ter meu próprio negócio.” “Sonho em ser mãe e construir minha família.” O caminho aqui é pensar no que te faria feliz, fazer uma lista dessas coisas que você desejaria muito ser ou fazer.

Depois que você tiver uma lista dos seus maiores sonhos, das coisas que mais gostaria de fazer, comece a analisar os seus desejos e veja quais são os mais simples e fáceis de atingir agora mesmo, ou num futuro próximo. Alguns exemplos são: alguma mudança no visual, conhecer algum lugar próximo de casa, como um ponto turístico ou restaurante. Quais os que pode realizar à médio prazo (dentro de alguns meses)? Viagens, troca de carro, compra de algum móvel para casa, algum curso que gostaria de fazer, mudança de emprego. E quais podem ser classificados em sonhos à longo prazo (que você realizaria dentro de alguns anos)? Casamento, compra de um imóvel, mudança de país, filhos, mudança de área profissional. Organize os seus sonhos de acordo com o tempo em que você acredita que demoraria para realizá-los.

Agora você pode estar pensando: “Juliana, tudo bem organizar os sonhos, eu já sei disso, mas como faço para realizá-los?” A resposta que tenho para você é: Aprenda a tomar decisões, e a fazer boas escolhas. Uma coisa que aprendi e tenho colocado em prática na hora de tomar decisões é sempre me fazer a seguinte questão, toda vez em que estou em dúvida sobre alguma coisa na vida:  “Se eu escolher esse caminho eu vou estar mais perto de atingir o que eu mais quero na vida?” Sempre que a resposta for sim, eu sigo esse caminho. Se for não, eu deixo de lado. Isso serve desde para grandes decisões quanto para pequenas do dia-a-dia.

Pense num sonho a ser realizado à curto prazo, por exemplo uma mudança no visual, como um corte de cabelo. Para isso você precisa apenas de dinheiro e um pouco de coragem. Em relação à coragem eu digo pra você que se está pensando nisso há algum tempo, faça! Porque cabelo cresce, e se você não fizer vai ficar com isso na cabeça e nunca vai saber se gostou ou não. Então procure um profissional de confiança e seu único “problema seria o dinheiro”. Algumas pessoas nunca têm dinheiro, mesmo que ganhem um bom salário. Isso se deve às más decisões do dia-a-dia. Se seu objetivo à curto prazo é um corte de cabelo, quando você pensar se deve ou não tomar aquele cafézinho na confeitaria chique, se deve comprar aquele sorvete, aquela bugiganga da lojinha de 1,99 que você nunca vai usar pra nada, esses gastos bobos que pensamos que não vão pesar no orçamento, mas acabam pesando, sabe, né? Quando você se deparar com essas tentaçõezinhas você vai lembrar do seu objetivo e vai dizer não, porque no momento o seu objetivo é o novo corte, e não o café, não o sorvete, etc.

Eu não estou dizendo aqui que gastar dinheiro com café, sorvete, etc é errado. Estou dizendo para você priorizar o que realmente te faz feliz. Se um dos seus desejos é conhecer as melhores cafeterias, priorize gastar seu dinheiro conhecendo as melhores cafeterias, e não no cabeleireiro, nem em outras coisas, entendeu? O problema é você não saber quais são os seus sonhos e desperdiçar o seu tempo e recursos em coisas que não te fazem feliz. No final você ficará com peso na consciência porque você nunca faz nada do que você quer, nunca tem tempo, nunca tem dinheiro. Mas se você souber onde investir seu tempo e recursos, no lugar de peso na consciência você sentirá realização, e o sentimento de realização te faz feliz. Gente feliz é gente alegre, motivada, radiante. Esse sentimento vai te ajudar a realizar mais e mais sonhos e quando você olhar para trás vai perceber quão longe você chegou.

Venho aplicando esses conselhos na minha vida pessoal, e aos pouquinhos tem dado certo. Em passos lentos venho me sentindo mais feliz e realizada, e as mudanças na minha vida já começaram a aparecer. Eu comecei aprendendo que não vale à pena comprar algo só porque está barato ou na promoção e ter uma casa cheia de coisas que você não queria. Aprendi que me sinto mais realizada com apenas algumas poucas coisas que eu amo muito e que eu sempre quis, mesmo que tenham sido mais caras e demorado mais para comprar. Minha família e eu nos mudamos para um apartamento novo e maior, que era nosso desejo há mais de 1 ano e que conquistamos esse ano. Estamos muito felizes com essa nova etapa nas nossas vidas e venho aplicando essa regrinha em várias áreas da vida. Desde à escolha do que fazer no final de semana, do que fazer nas tarefas domésticas, do que tomar de café da manhã, até nas grandes decisões, como profissão, viagens internacionais, casamento, etc. Ainda estou realizando as de curto e médio prazo, vamos aguardar as de longo prazo nos próximos anos. 😀

Então, será que é muito difícil seguir esses pequenos passos? Saber o que você quer e na hora das decisões saber eleger as prioridades? Tenta só um pouquinho e depois me conta aqui nos comentários.

Anúncios

3 comentários sobre “Projeto de Vida: Qual é o seu?

    • Que bom saber, Betanio. Agora o próximo passo é levar em conta esse projeto na hora de tomar decisões. Sempre pensar: esse caminho me deixa mais perto ou mais longe do que realmente me deixa feliz? espero que funcione com você! Abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s